terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A WEB 2.0 E A SUA UTILIZAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR...

A classe docente (na qual eu me insiro) deve estar consciente de que há uma grande evolução tecnológica a que não pode ficar indiferente, porque os alunos não o estão. A realidade atual das salas de aulas é diferente de há uns anos atrás. O público é diferente, as necessidades sociais são outras, por isso é necessário que a escola dê resposta às exigências de um mundo cada vez mais global.
A combinação das tecnologias de informação e comunicação e de uma pedagogia adequada podem ser um grande auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Esta combinação não só ajudará a aprendizagem e retenção de conteúdos curriculares, mas também aprender a usar a própria tecnologia preparando os alunos para o futuro. Estar online é imprescindível para existir, para aprender, para dar e receber.
A Web pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para atenuar a separação entre a escola e o meio envolvente, cada vez mais dominado pelo acesso aos serviços proporcionados através da Internet.
As ferramentas Web 2.0 estão a tornar a Web numa plataforma de produção poderosa. A integração de várias dessas ferramentas na prática letiva, possibilita que os alunos se envolvam no processo de ensino e aprendizagem tornando-os produtores do seu próprio conhecimento. O simples facto de poderem escrever online é estimulante para os alunos, pois passam a ser muito mais empenhados e responsáveis pelas suas publicações.
É necessário explorar as ferramentas Web 2.0 como ferramentas de aprendizagem, tirando partido das suas potencialidades. Aprender a procurar informação, aprender a comunicar, aprender a colaborar e aprender a participar na sociedade, são quatro competências que podem ser rentabilizadas pela utilização da Internet.
Neste momento, os agentes educativos podem, com toda a facilidade, escrever online no blogue, gravar um assunto no Podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. O próprio Google, por exemplo, que começou como um simples site de busca criou outras ferramentas interessantes como é o caso do GoogleDocs, onde é possível usar aplicativos como editores de textos, apresentações e folhas de cálculo eletrónicas sem precisar ter software como o Office, da Microsoft, ou o OpenOffice, por exemplo, instalados no computador, documentos que podem ser acedidos pela Internet de qualquer lugar, em qualquer momento e que podem ser compartilhados por quaisquer pessoas com quem se queira compartilhar.
O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online.

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